E a ruptura chegou. Me despedi com um misto de alegria e tristeza do que, até então, conhecia como casa, e todo o sentimento de inadequação.
Saí de mãos e alma vazias - exatamente nessa ordem. Foi o que me coube ao terminar e começar uma nova vida. Parece pouco? Se pensarmos a partir do olhar de quem observa à distância e julga, ou para quem parece impossível evitar a tentação em alguma medida, até pode ser. Mas sorte a minha que já havia entendido que as intenções e opiniões não contam. O que conta é o que alguém realiza. Isso sim.
Porque para mim era a libertação. Já não me interessava pelas coisas que somente têm valor a partir da necessidade social que lhes é conferida. Me interessava agir, e não possuir. Por isso, a desistência de todas as coisas materiais foi feita de modo discreto, assim como as tantas vidas que surgem e desaparecem sem ninguém notar.
Mas não se engane. Não sou uma pessoa virtuosa, tão pouco fiz votos de pobreza. Ao contrário, penso em ter uma vida próspera e feliz, porém, numa boa medida, sem o fetiche vertiginoso de acumular, o que pode ser uma grande armadilha, creia-me, - porque antes ter um tipo mais humilde e saudável, do que ter um tipo com dinheiro e neurastênico.
Ser desprendido é, de fato, uma atitude libertária. Naquele janeiro de 20015, eu e dua malas embarcamos rumo aos Estados Unidos. Ao arrumá-las, a possibilidade de levar comigo um número limitado de coisas foi outra experiencia dolorosa. Abandonar tanta coisa que habitou em minha vida, armários e gavaetas não foi tarefa fácil. E hoje, penso que envelhece em silencio tudo aquilo que um dia foi meu. Nos armários e gavetas acatam o tempo, talvez destruídas pelo sopro lento do desuso, se é que sobreviveram.
Mas ao entrar naquele avião me senti a pessoa mais corajosa do planeta. A cada passo que dava em direção ao meu novo destino, me sentia muito mais forte do que frágil. Mais plena e realizada do que humilde. Só então, depois deste reconhecimento que eu arrisquei querer o máximo. Ousei querer toda a completude que durante muito tempo me mutilou e faltou. Porque tenho o essencial: Recobrei a vontade de viver e ser feliz.
Comentários
Postar um comentário
Adoro receber sua visita! Por favor, não esqueça de deixar seu comentário. Faça-me saber o que você pensa, sua opinião é muito importante para mim!