Pular para o conteúdo principal

Há muito mais para ver além da colina.

 

Sempre soube que chegaria o dia em que poderia abraçar o horizonte, contemplar e ascender ao céu, espalhar-me entre as nuvens algodoadas e, no silêncio da realidade palpável, e o devaneio, dar asas ao que trago dentro, e voar.

Sempre soube que sou uma pessoa com asas. Não sou do tipo que cria raiz. Há que deixar ir. Há que voar. Quem deixar ir dá às pessoas uma escolha, capacita e liberta.

Observe o voo de um pássaro. Jamais irá vê-lo carregando, puxando ou arrastando outro pássaro consigo, pois ambos não seriam capazes de voar.  Ambos cairiam ou teriam muita dificuldade para continuar.

E aqui estou eu, seguindo no meu voo independente, solo e feliz. Abraçando a cada novo dia o horizonte que se apresenta - e sempre que o horizonte me sinalize o limite do olhar, sei que o mundo ali não se esgota. Estende-se muito além daquilo que eu possa enxergar.

E assim é. Ascendi ao céu e voei. Nos últimos oito anos viajei  o mundo. Este mundo tão incrivelmente vasto, que às vezes, quase parece desrespeitoso sobrevoar oceanos e montanhas, desembarcar em lugares onde era noite, quando no meu ponto de partida era dia.  Lugares onde era amanhã ou ontem.

As experiências de estar em trânsito sempre me fascinaram. Sou uma entusiasta das viagens. Me inquieto desde a poética da geografia, a escolha do destino, o momento do deslocamento, o durante, o reencontro com o lugar de partida, e o depois, quando a memória negocia e registra todas as coisas que meus olhos viram. Imagens e memórias de um mundo multicolorido, multifacetado, às vezes absurdo, às vezes violento, às vezes plácido como um lago.

E foram viagens incríveis. Conheci quatro continentes e sessenta e cinco países. Foram horas de voo e tantas outras horas de espera em aeroportos. E quem viaja sabe o quanto essa espera pode ser tediosa e cansativa se não soubermos encará-la como um bônus, coisa que aprendi rapidinho, já que a espera me dava oportunidade de explorar lugares e observar pessoas. Uma maneira de transformar as longas esperas em algo mais suportável, já que os aeroportos oferecem uma oportunidade única, pois ali circulam pessoas de todos os cantos do planeta. Pessoas de diferentes culturas e idiomas que se mesclam e se confundem entre uma multidão.

Considerando que os aviões encurtam consideravelmente os deslocamentos, são seguros e acessíveis economicamente, os aeroportos atingem um número maior de pessoas. São palcos de despedidas, reencontros, estresse e muitas histórias inusitadas. Situações e personagens únicos, que as vezes não se vê em nenhum outro lugar. E melhor, contando com a proteção intrínseca à condição de turista, essa carapaça que nos protege de um contato mais íntimo e profundo com o outro, mas que nunca me impediu de imaginar como são suas vidas, de onde vem e para onde vão. Também pude testemunhar momentos de alegria e tristeza, afetuosidade e melancolia, abraços e sorrisos, lágrimas e despedidas. 

Sem dúvida é um local cheio de emoções. Enquanto eu comemorava as poucas horas que me separavam do tão sonhado e desejado destino, outros sofriam com o momento que antecedia um adeus. Porque éramos  pessoas diferentes e com motivos diferentes para estarmos ali. 

Éramos pessoas anônimas que passávamos a ser notadas por nossas manifestações, expressões, vestimentas e idioma. O que conecta diferentes pessoas em diferentes situações, tirando o outro de um anonimato relacionado à multidão que, num contexto geral, desumaniza, mas que ali, às vezes aproxima.

Mas o melhor, a cereja do bolo é aquele olhar meio perdido através da janela do avião. A última versão de nós mesmos, porque jamais retornamos o mesmo. Viajar é uma delicia. A gente escuta, observa e aprende. Volta cheio de ideias, historias e imagens - mas a verdadeira experiência tira mais que fotos. Saca também espaços, reorganiza sentimentos e redesenha outros tantos contornos, os externos e internos.

Viajar é bom, mas voltar é ainda melhor, porque felicidade é a gente que constrói. Aqui, ali ou em qualquer lugar.

 

Denise Kirsch Oliveda

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Egito, do caos ao êxtase.

  Desde os tempos de escola, minha ideia sobre o Egito foi sendo construída através da beleza e importância que o Egito Antigo tem na história da humanidade e sua civilização, pois o avanço do Egito em relação às demais civilizações da época, era notável. Muito antes dos romanos, faraós já edificavam grandes construções dando origem às primeiras versões do que seriam as Pirâmides do Egito. E em 2018, dando sequencia ao meu calendário exótico de destinos, tive o privilegio de visitar esse país tão impactante e cheio de contrastes. Desde Luxor, onde vida e morte ocupam cada uma sua margem do Rio Nilo, sendo que na margem ocidental está o Vale dos Reis e Rainhas, territórios sonhados por arqueólogos, na margem oriental está o Templo de Luxor e Karnak, que com suas colunatas imensas, que se abrem em praças e se fecham em corredores, são de tirar o folego.   Em Luxor embarcamos em um pequeno cruzeiro com duração de quatro dias pelo Rio Nilo, fonte de vida e indispensável num país que po

Patagonia Argentina, meu lugar no mundo.

  Desde que cheguei à Argentina, - e lá se vão quase oito anos -, sonhava em conhecer a Patagônia, região de aproximadamente 930 mil quilômetros quadrados que abrange uma vasta área no extremo sul do país, mas que também possui uma pequena extensão além da fronteira com o Chile. Caracterizada pelo clima frio, baixas temperaturas, nevadas, glaciares espetaculares e majestosas montanhas, a região é conhecida e muito procurada justamente por essas incríveis paisagens. Mas também há pelo caminho muitas planícies áridas, pastagens e desertos, cenário desconhecido para a maioria, pois somente desfruta dessa paisagem quem decide se aventurar de carro. E foi o que fizemos. Iniciamos nossa viagem no dia 04 de janeiro de 2016, partindo de Buenos Aires, a bordo de um confortável Toyota Corolla. E quanto mais nos afastávamos de Buenos Aires, mais fascinada eu ficava com as paisagens panorâmicas. Ora eram grandes desertos, ora uma natureza exuberante e sedutora. E essa alteridade fascinante de

Viajar é preciso.

  Com toda a tecnologia que hoje dispomos, comodamente passamos do bairro em que vivemos para qualquer outro lugar no planeta, basta apenas o computador. Acessamos um mapa via satélite, damos um zoom poderoso capaz de transformar um amontoado de pixels em qualquer escala que necessitemos, e pronto. Rapidamente podemos visitar uma cidade inteira, e conhece-la em detalhes através de imagens e informações, vistas a partir do céu. Porém, nada mais abstrato. Nada menos realista. Uma imagem de satélite nos permite perceber uma cidade e toda sua região, mas decompõe-se em múltiplos écrans no momento em que descemos a terra. Para conhecer de fato, é preciso deslocar-se fora da tela. É preciso viajar. Só assim se aprende verdadeiramente a conhecer um lugar, pois é através da visão subjetiva, personalizada e individualizada que fazemos nossa própria compreensão do lugar. É no somatório das dimensões geográficas, simbólicas, emocionais, culturais, políticas, biológicas e religiosas que criamo