Movimento urbano, fascinante em sua diversidade!

                                                       Imagem: Gavin Hammond

Já observaram como algumas cidades nos lembram os tabuleiros de xadrez? Talvez por sua organização em relação a suas ruas, quadras e construções padronizadas. Já outras são verdadeiros emaranhados de cores, estilos, ruas inexatas, construções irregulares, enfim, um verdadeiro caos urbano.

Foi a partir dessa visão, observando a diferente dinâmica de algumas cidades e o movimento quase sempre apressado e desordenado de seus habitantes que me peguei pensando no quanto uma cidade pode nos contar de suas histórias, e o quanto seus habitantes podem transformar-se em valiosa fonte de inspiração, auxiliando meu imaginário com inúmeras fabulações. 

E assim, nesse contexto nasce uma nova forma de olhar e me relacionar. Nasce a poética que se dá ao descobrir o outro, o desconhecido que passa ao lado, as pessoas que surgem e rapidamente se vão, como uma nuvem de fumaça.

E nessa grande valsa, no vai e vem frenético de centenas de pessoas que se dá a deliciosa e curiosa mistura de lirismo, comédia e drama, pois são histórias que se misturam, cruzam e vão muito além da fantasia e realidade de cada um. São como tinta fresca, que de pincelada em pincelada reproduz o fiel retrato do estilo de vida contemporâneo nas grandes cidades.

Então continuo observando e penso no que vem a seguir. Me esgueiro por entre o ritmo de seus passos, olho por entre seus ombros, tento imaginar suas vidas e não me contenho diante do que nasce miraculosamente do transitório.

                                        Imagem: Google

É como tecer fios de vidas. E eu, na condição de expectadora escolho o que quero ver. Seleciono cada imagem num interessante e delicioso exercício onde visão e imaginação passam a ser exercidos com aguçamento, o que resulta numa leitura particular de impressões, gestos, movimentos e conversas.  

E esse é o verdadeiro pulsar das ruas. O dia a dia que emociona e inquieta, que irrita e desassossega, mas que no fundo só precisa de um pouco mais de atenção, pois cada uma dessas pessoas possui uma vida repleta de dramas e alegrias, motivo suficiente pra que tenham meu respeito e atenção.

                                       


Uma excelente semana a todos!