Alguém para lembrar...


                                                             
                                       






As férias estão chegando, e com elas os tão sonhados momentos de lazer e descanso. E muita gente já está em contagem regressiva para fazer as malas e partir. Que bom! 

Mas o que não é nada bom, é o abandono. Resulta que férias e abandono de animais andam juntos. E por mais cruel que pareça, infelizmente tem sido uma prática muito comum. Muito mais do que se crê. Ou você pensa que uma sociedade que é capaz de abandonar seus incapazes, idosos, doentes e bebês, não seria capaz de abandonar um pet?

Tempos atrás muito se falou à respeito da enfermeira que espancou até a morte sua cachorrinha, a que jogou seus dois cães pela janela do apartamento, e a outra que enterrou seu cão vivo. E indignados nos perguntávamos o que leva uma pessoa a cometer uma barbárie dessas com seu animalzinho de estimação. Loucura, surto, crise? Não importa o nome que se dê, pois nada justifica tamanha crueldade. E abandono é tão violento quanto, ou mais. 

Todos os dias me deparo com cães e gatos abandonados a própria sorte pelas ruas. E isso, além de triste é muito cruel, pois os animais abandonados estão sujeitos a uma morte lenta e dolorosa - geralmente morrem por atropelamento, doenças graves, fome e maus tratos.

Ao comprar ou adotar um animal de estimação, lembre-se que cães e gatos crescem e deixam de ser aquele filhote lindo e fofinho. Alguns chegam a viver de 10 a 20 anos, ou seja, durante sua existência vai precisar de alimentação, abrigo, cuidados, carinho, amor, companhia, paciência e boa vontade de alguém para ensiná-lo. 

É um ser vivo e sensível. Não um produto que você compra ou ganha, e que depois de um tempo simplesmente joga fora, pois já não serve mais aos seus propósitos. Ele é, e será parte da sua vida. Um membro de sua família. Portanto se você não consegue assumir essa responsabilidade, então fuja dessas coisinhas lindas e encantadoras. Porque ao contrário de nós, seres dotados de inteligência e capazes de batalhar por nossa casa e comida, eles não. Os animais dependem única e exclusivamente de nós, da nossa boa vontade, carinho e amor.  

E vale lembrar: A lei da ação e reação não é exclusiva da física. Ela está também nas relações humanas. Se agirmos com o bem, receberemos o bem. 
Então que tenhamos férias felizes, levando em nossa bagagem não só boas expectativas e planos de viagem, mas também um pouco mais de dignidade e respeito por esses seres tão especiais, e que nos dão tantas alegrias. 
Impossível abandonar um amigo tão importante. E não precisa ser assim. Sempre existe uma alternativa.

Importante: Abandono é crime!



                                                                                                           


Vídeo de uma campanha publicitária da rede de Farmácias Panvel. É lindo, vale conferir!